baner

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ginga Com Tapioca




Ginga pescada e frita com tapiaca é prato que que os nordestinos tambem 
apreciam muito.
A tapioca é melhor levemente molhada e com um pouco de coco ralado.
A combinação é perfeita. Prato simples, mas de um sabor marcante.


 Ingredientes:
- Ginga
- Goma
- Coco ralado
- Sal
- Farinha de mandioca
- Azeite de dendê


Modo de fazer:
- Tapioca

Misture a goma com o coco ralado, usando a proporção de um coco para cada kg de goma.Depois de misturar passe para uma peneira,para a massa da tapioca ficar bem macia. Agora aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo brando. Espalhe uma porção na frigideira e com as costas de uma colher cubra o fundo da frigideira de modo uniforme. Asse por 2 a 4 minutos, ou até que a mistura se pareça a uma panqueca, e suas bordas se desprendam da frigideira. Vire-a com uma espátula plástica e asse por mais um minuto.

- Ginga

Coloque o dendê para esquentar, a ginga deve ser frita no dendê bem quente, coloque as gingas em palitos, (coqueiros ou de churrasco partido ao meio).Com o dendê já quente,polvilhe a ginga com farinha de mandioca e deixe fritar no dendê. Quando as gingas estiverem douradas, pode tirar do fogo e colocar na tapioca.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Baião De Dois






                          Baião de Dois
Comida típica do sertão do nordeste. Originalmente, o feijão é cozido em uma panela de ferro, e só depois, acrescente o arroz e deixa cozinhar. O processo todo demora muito tempo. Para facilitar, pode cozinhar o feijão à parte, na panela de pressão. Receita, compunha-se da mistura simples de feijão-com-arroz, toucinho, algum tempero, um pouco de farinha e nada mais.

Baião de Dois / Receita Ingredientes: 1/2 kg de feijão verde, ou feijão de corda, que é feijão verde já seco 200 g de toucinho defumado 1 paio (cortado em rodelas) 2 tabletes de caldo de bacon 1 cebola grande picada ou ralada 1 dente de alho amassado 1 pimenta de cheiro amarela 4 colheres (sopa) de óleo Salsinha ou coentro picado, de 1 colher (sopa) à 1 xícara 2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz 150g de queijo de coalho (cortado em fatias finas) Preparo: Lave o feijão e deixe o feijão de molho de véspera. No dia seguinte, cozinhe-o juntamente com o paio e o caldo de bacon dissolvido em dois e meio litros de água fria. Se usar o feijão mulatinho opte pela panela de pressão. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora. Em outra panela, doure a cebola e o alho, no óleo. Junte o coentro e o arroz e refogue bem até ficar brilhante e um pouco transparente. Acrescente o feijão e o paio já cozidos, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosa. Durante o cozimento do arroz, se necessário adicione água, tomando o cuidado para não deixar a mistura ficar seca. Junte a salsinha e mexa com cuidado. Então, cubra o arroz com as fatias de queijo. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo.